Áreas de intervenção

Depressão

A depressão é uma doença que afeta os nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos e perceções. Quem sofre de depressão apresenta sintomas como tristeza profunda; sensação de vazio; sensação de cansaço; irritabilidade; falta de interesse nas atividades; problemas de sono; entre outros. A depressão afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo mundo, sendo que em Portugal, a depressão atinge cerca de 400mil portugueses. As perturbações depressivas incluem perturbação de desregulação do humor disjuntivo, perturbação depressiva major, perturbação depressiva persistente entre outras. A caraterísticas comum a todas estas perturbação depressivas é a presença de tristeza, vazio ou humor irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam de forma significativa a capacidade de funcionamento do indivíduo. O que difere entre as várias perturbações depressivas são questões relacionadas com a duração, timing ou etiologia presumida.

Perturbações da Personalidade

Perturbação da personalidade é um padrão estável de experiência interna e comportamento que se afasta marcadamente do esperado para o indivíduo numa dada cultura, é invasiva e inflexível, tem início na adolescência ou no inicio da idade adulta, é estável ao longo do tempo e origina mal-estar ou incapacidade. Nas perturbações da personalidade os traços de personalidade são desadaptativos, que origina incapacidade funcional significativa ou sofrimento subjetivo. As perturbações da personalidade estão reunidas em 3 grupos: Grupo A inclui perturbações paranoide, esquizoide e esquizotípicada personalidade (os indivíduos com estas perturbações da personalidade com frequência parecem estranhos e excêntricos); Grupo B inclui as perturbações anti-social, estado-limite (borderline), histriónica e narcísica da personalidade (os indivíduos com estas perturbações parecem com frequência dramáticos, emocionais e inconstantes); Grupo C inclui as perturbações dependente, evitaste e obsessivo-compulsiva da personalidade ( os indivíduos com estas perturbações da personalidade parecem com frequência ansiosos e medrosos).

Perturbação Obsessivo-compulsiva

A Perturbação Obsessivo-compulsiva caracterizada pela presença de obsessões (são pensamentos, ânsias ou imagens recorrentes e persistentes experienciados como intensivos e indesejados) e/ou compulsões (são comportamentos repetidos ou atos mentais que o indivíduo se sente levado a realizar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que têm descer aplicadas rigidamente). As Perturbações Obsessivo-compulsivas incluem: Perturbação Obsessivo-compulsiva; perturbação dismórfica corporal; perturbação de acumulação; tricotilomania; perturbação de escoriação; Perturbação Obsessivo-compulsiva induzida por substância/medicamento entre outras.

Fonte: APA, 2013

Se identifica em si ou algum familiar/amigo alguns sintomas, peça ajuda.

Rua Gustavo Ferreira Pinto Basto 8, 3B

3810-119 Aveiro

Mapa

info@psianapinho.com

+351 918 308 494

@psi_anapinho